Artigos sobre: Recursos

Nota Fiscal de Devolução Integrada

Como gerar uma Nota Fiscal de Devolução no seu ERP de forma integrada


GRÁTIS nos meses de ABRIL e MAIO de 2023.

Para agilizar ainda mais os trabalhos para realizar uma Troca/Devolução de sua loja, desenvolvemos a funcionalidade de gerar uma Nota Fiscal de Devolução de Forma integrada, evitando que o operador precise ficar alterando de sistema e páginas em seu navegador. Atualmente temos o recurso integrado com o Bling e Tiny.

Antes de mostrar os passos para gerar a NFD, vamos ver como habilitar o recurso nas configurações


Passo 01 – Com seu usuário conectado em nossa plataforma, localize no menu lateral o acesso às Configurações. Em seguida acesse a aba ERP, a primeira seção que será exibida é a de Configurações Gerais.


Passo 02 – Habilite Emissão de NFD integrada com o ERP para que ao gerar a NFD em nossa plataforma, você também gere diretamente em seu ERP.
A criação da NFD e a transmissão para o SEFAZ, são feitas em ações distintas. Caso queria realizar a transmissão de forma automática habilite Transmissão automática após gerar NFD.

Passo 03 – Para prosseguir na configuração, você deve ler e aceitar o Termo de Adesão da funcionalidade. Neste termo constam informações do funcionamento e da cobrança do recurso.


Passo 04 – Clique em Adicionar Novo ERP para iniciar as configurações de integração. O sistema permite você inserir mais de 1 ERP, de acordo com a necessidade da sua loja. Selecione o ERP que deseja utilizar no campo ERP e insira um nome no campo Nome da Integração para diferenciar os ERPs.

Para integrar a plataforma Bling e Tiny, você deve inserir também a Chave API do ERP e a Natureza da Operação de Devolução. A Chave API pode ser gerada nas configurações de integração do ERP. A Natureza da Operação de Devolução deve ser mesma utilizada para emissão das suas notas de devolução no ERP, copie e cole a descrição da natureza de operação cadastrada em seu sistema.

Passo 05 – Por fim, clique em Salvar para habilitar todas essas configurações.


Com a Integração de NFD configurada, vamos agora entender o seu uso no fluxo da reversa


Passo 01 – Ao abrir um pedido que esteja na situação Aguardando NF Devolução, o operador do sistema irá encontrar o botão Selecione uma Ação, contendo as opções Gerar NFD Integrada e Registrar NFD Manualmente. A primeira opção pode ser utilizada para realizar de forma integrada no seu ERP. Já a segunda opção, pode ser usada para registrar as NFDs que tenham sido emitidas manualmente no ERP, podendo inserir o Nr da Nota ou Chave DANFE.


Passo 02 – Ao abrir o alerta de Gerar Nota Fiscal de Devolução será realizado uma busca pela Nota Fiscal de Venda em seus ERPs cadastrados. A busca será realizada pelo número do pedido, e em caso de falha, o operador poderá realizar a busca pelo número da nota.


Algumas plataformas de Ecommerce, que possuem integração com seu ERP, poderão trazer informações da Nota Fiscal de Venda no pedido. Nestes casos, nossa primeira busca já será realizada pelo número da nota vinculada ao pedido.

Passo 03 – Localizando a Nota Fiscal de Venda, serão exibidos os detalhes da nota para conferência do operador, sendo os detalhes compostos por Número, Série, DANFE, Valor, Data e Cliente. Além das informações para identificação da nota, serão exibidos os produtos relacionados na venda. O produtos que serão enviados para a NFD são aqueles que foram RECEBIDOS pela loja no sistema, estes estarão demarcados em borda azul e com um ícone de destaque na parte superior direita do item. As divergências de quantidades também serão destacadas em vermelho na parte inferior direita do item.

Caso a Nota Fiscal de Venda não esteja com o número do pedido vinculado, não será possível realizar a busca.
Caso a Nota Fiscal de Venda tenha vinculado produtos diferentes do pedido no Ecommerce, deverá ser realizada a emissão desta NFD manualmente em seu ERP.

Passo 04 – Após realizar a conferência dos dados, clique em Gerar NFD.

Passo 05 – A NFD gerada será exibida para realizar a conferência das informações, e assim poderá ser realizada a transmissão da nota ao clicar em Transmitir NFD.

Com a funcionalidade Transmissão automática após gerar NFD, o sistema irá exibir os dados da NFD e já irá realizar a transmissão, sem a necessidade de acionar o botão.

Você pode acessar o PDF da nota ao clicar no botão ? localizado na parte superior direita dos detalhes das notas fiscais.



Se o seu ERP não é o Bling ou Tiny, preencha o formulário neste link para que possamos providenciar a integração: Solicitação de integração

Actualizado em: 03/05/2023

Esse artigo foi útil?

Partilhe o seu feedback

Cancelar

Obrigado!