Status Aguardando Nota Fiscal de Devolução
Como ativar e utilizar o Status Aguardando Nota Fiscal de Devolução
O que é o status Aguardando Nota Fiscal de Devolução? Este é um status intermediário entre Entrega Realizada e Aguardando Pagamento. Com esta função habilitada, ao realizar o recebimento dos produtos o pedido entrará nesta situação, e para prosseguir o operador deverá registrar o Número ou a Chave DANFE da Nota Fiscal de Devolução.
Por padrão, a existência deste status no fluxo do pedido encontra-se desabilitada. Para ativar siga os passo a seguir.
Passo 01 – Com seu usuário conectado em nossa plataforma, localize no menu lateral o acesso às Configurações. Em seguida acesse a aba Regras.
Passo 02 – Na seção Regras Gerais clique em Exigir status "Aguardando NF Devolução" e em seguida clique em Salvar no final da página:
![](https://storage.crisp.chat/users/helpdesk/website/ff2e9ea7a06be000/configuracao-aguardando-nf-dev_12k6a9h.png)
Atenção: com essa funcionalidade habilitada, todos os pedidos deverão conter a informação da Nota Fiscal de Devolução em seu fluxo de forma obrigatória. Sendo assim o pedido passará pelos seguintes status ... -> Entrega Realizada -> Aguardando NF Devolução -> Aguardando Pagamento -> ... .
Quando o pedido estiver na situação Aguardando NF Devolução, o usuário irá ter nos detalhes do pedido a seção Nota Fiscal. Nesta seção o usuário deverá preencher o campo Número ou Chave DANFE da Nota Fiscal de Devolução e em seguida clicar em Registrar NFD
![](https://storage.crisp.chat/users/helpdesk/website/ff2e9ea7a06be000/pedido-aguardando-nf-devolucao_1vm8wrd.png)
As seções Devolução e Troca permanecem visíveis pro usuário, porém desabilitadas. Neste momento, não poderá ser registrada a devolução e nem gerado o cupom de desconto, permanecendo visíveis apenas para consulta dos valores calculados, a fim de dar acesso à essa informação para o usuário que irá gerar a Nota Fiscal no seu ERP.
Para os pedidos que estiverem em situações posteriores e possuírem os registros da Nota Fiscal de Devolução, terão uma seção com essas informações. E a partir deste momento, os pedidos voltam a seguir o fluxo normal das reversas, podendo então registrar a devolução e gerar o cupom de desconto.
![](https://storage.crisp.chat/users/helpdesk/website/ff2e9ea7a06be000/pedido-nfd-registrada_56sr4t.png)
No painel de pedidos, se você a configuração estiver ativada, você poderá também filtrar os pedidos pelo status.
![](https://storage.crisp.chat/users/helpdesk/website/ff2e9ea7a06be000/filtro-aguardando-nf-devolucao_kj8u9b.png)
NOVIDADE: Agora você pode realizar a emissão da NFD de forma integrada com seu ERP. Nota Fiscal de Devolução Integrada
Actualizado em: 27/04/2023
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