Como habilitar Entrega Pessoalmente em Loja Física
Como configurar e aprovar Entrega Pessoalmente pelo cliente em Loja Física
Este recurso foi desenvolvido pensando em mais uma alternativa para reduzir seus custos com o frete reverso. Desta forma, você pode dar a opção para seu cliente fazer a entrega do produto diretamente na sua Loja Física ou Centro de Distribuição, podendo ainda escolher o local que fique mais próximo de casa, do trabalho ou algum compromisso.
Passo 01 – Com seu usuário conectado em nossa plataforma, localize no menu lateral o acesso às Configurações. Em seguida acesse a aba Transportadoras.
Passo 02 – Nesta seção você poderá configurar as formas de envio da sua logística reversa. Na seção Entrega Pessoalmente clique em Habilitar cliente entregar pessoalmente e preencha o seguinte formulário:
Passo 03 – Para o correto funcionamento desta modalidade, é importante atentar-se ao configurar as faixas de CEP's para os respectivos Pontos de Devolução, sendo este o local que receberá os produtos do cliente. Será permitido aprovar reversas com a Entrega Pessoalmente somente se o endereço do cliente estiver compreendido dentro deste intervalo, ao seja, entre o valor do CEP Inicial e CEP Final, ou igual à algum destes valores. O campo de prazo servirá para informar o cliente quanto ao prazo máximo para fazer a entrega.
Faixa de CEP: uma faixa de CEP representa o intervalo de CEP's compreendidos em determinada região. Por exemplo, o estado de Santa Catarina possui uma faixa de CEP que vai de 88000-000 a 89999-999, isso significa que todo CEP com valor dentro deste intervalo representa uma cidade, bairro ou logradouro de SC.
Como obter a Faixa de CEP: basta você acessar Busca Faixa de CEP Correios e pesquisar a região pelo Estado e Localidade desejada. Neste caso, basta você copiar os valores encontrados na pesquisa nos campos correspondentes em nosso formulário.
Dica: caso você queira uma região mais específica de CEP, como um bairro por exemplo, você pode acessar Busca Faixa de CEP Bairro Correios e realizar a pesquisa pelo Estado, Localidade e Bairro desejados. Neste caso, você não irá encontrar um intervalo de valores, e deverá então inserir o mesmo valor para CEP Inicial e Final nas configurações do Ponto de Coleta.
O endereço do Ponto de Devolução deve estar compreendido dentro do intervalo da Faixa de CEP escolhida, caso contrário será exibido o seguinte erro.
Passo 04 – Com esta forma de envio configurada, caso o endereço do cliente esteja dentro dos limites das Faixas de CEP dos Pontos de Devolução, serão exibidas as opções disponíveis. Caso o CEP disponibilize mais de ponto de devolução, o cliente poderá escolher qual for mais conveniente para si.
As demais configurações que habilitam a aprovação automática para trocas, devoluções, produtos com defeitos e afins, continuam sendo necessárias para que seja realizada a aprovação.
Passo 05 – Caso o pedido seja para aprovação manual ou tenha ocorrido alguma falha da aprovação automática, o operador da loja poderá fazer aprovação conforme opções a seguir:
Passo 06 – Após o pedido aprovado e nas situações seguintes, será exibido na seção Logística Reversa as informações do ponto de devolução escolhido pelo cliente, bem como o prazo para que o mesmo realize a entrega do produto.
Dica: você pode configurar na seção Aparências um template de e-mail diferente para esses casos. Assim você explicar também para o seu cliente como é realizada a coleta e outras informações que forem necessárias.
Actualizado em: 26/03/2024
Obrigado!