Artigos sobre: Recursos

Como utilizar Coleta para Correios

Como configurar e aprovar Coletas utilizando Correios na Troquecommerce

Observação: esse recurso só está habilitado para lojistas que possuam e utilizam contrato próprio com os Correios. Caso você possua, mas ainda não fez a configuração, acesse Integração com os Correios para mais detalhes.

ATENÇÃO! Os correios cobram uma taxa extra para coleta residencial em torno de R$11,00 para cada tentativa (são feitas duas tentativas). Além disso, outra restrição dessa modalidade é que o web service dos correios não informa o custo do frete reverso em caso de COLETA. Assim, não temos armazenadas as informações do custo dos fretes reversos nos nossos relatórios quando for coleta dos correios.




Passo 01 – Com seu usuário conectado em nossa plataforma, localize no menu lateral o acesso às Configurações. Em seguida acesse a aba Transportadoras.

Passo 02 – Nesta seção você poderá configurar as formas de envio da sua logística reversa. Ao habilitar Correios você irá se deparar com o seguinte formulário:

Caso ainda não tenha essa modalidade configurada, acesse Integração com os Correios para mais detalhes.

Passo 03 – Ao clicar em Habilitar Coleta será exibido uma listagem com seus motivos de troca e devolução. Essa listagem serve apenas para a utilização da Coleta em aprovações automáticas. Caso você queira utilizar o recurso apenas com aprovação manual, apenas habilite a coleta mas não selecione nenhum dos motivos.


Passo 04 – Com o recurso da coleta em aprovação automática, caso o cliente selecione um motivo para troca que seja habilitado com a coleta, será exibido a tela a seguir para que o mesmo escolha a modalidade de envio dos Correios.

As demais configurações que habilitam a aprovação automática para trocas, devoluções, produtos com defeitos e afins, continuam sendo necessárias para que seja realizada a aprovação.

Passo 05 – Caso o pedido seja para aprovação manual ou tenha ocorrido alguma falha da aprovação automática, o operador da loja poderá fazer aprovação conforme opções a seguir:

Por padrão, ao abrir a janela de aprovação do pedido, a transportadora Correios virá configurada para realizar a Postagem. Porém, caso o cliente tenha solicitado a coleta e tenha ocorrido algum erro na aprovação automática, o pedido virá pré-configurado para realizar a coleta. Em ambas as situações, o operador pode escolher a opção que for mais conveniente.

Dica: você pode configurar na seção Aparências um template de e-mail diferente para esses casos. Assim você explicar também para o seu cliente como é realizada a coleta e outras informações que forem necessárias.

Actualizado em: 26/03/2024

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