Artigos sobre: Recursos

Gerenciar permissões dos usuários

Gerenciamento de permissões de usuários pelas suas atribuições na loja


Cada loja pode dar acesso ao sistema à quantos usuários/funcionários forem necessários, e por vezes, estes funcionários possuem atribuições diferentes dentro da organização. Pensando nisso, criamos algumas classes de usuários que possuem diferentes permissões de acesso dentro da Troquecommerce. As classes de usuários existentes são de Administrador, Operador e Financeiro, Financeiro e Operador. Neste artigo vamos explicar as funcionalidades de cada usuário e as páginas que o mesmo terá acesso.
Tabela de usuários e permissões

As permissões podem ser gerenciadas ao criar ou editar um usuário, sendo esta funcionalidade disponível apenas para o Administrador.


Usuários que tentem acessar uma página ou uma funcionalidade que não deve ter acesso, receberá um aviso na tela e será redirecionado para o painel de pedidos.


Usuários Operacionais


Estes tipos de usuário possuem acesso ao menu exibido abaixo. A página Pedidos é o painel onde serão listados as solicitações de troca e devolução, em qualquer situação que se encontre, esta seção possui um filtro para auxiliar na localização de um pedido. Na página Exceções podem ser cadastrados os pedidos que terão seus prazos para troca e devolução ignorados. Nas Estatísticas são exibidos os gráficos da loja, tais como Reversas por Estado, Reversas usadas por período, Vale-compras emitidos, entre outros. No menu de Cobranças ficam disponíveis as faturas de cobrança da Troquecommerce, nesta seção é possível também exportar em planilha quais reversas estão sendo cobradas na fatura. Políticas contém as políticas de uso da Troquecommerce e Ajuda redireciona o usuário para a página que estão localizados nossos artigos de ajuda.


Usuário Financeiro

Este usuário possui apenas permissões operacionais e voltadas para parte financeira. No painel de pedidos, o financeiro pode acessar e visualizar apenas os pedidos nas situações Aguardando Pagamento, Finalizado e Cancelado. Porém, ao abrir um pedido não poderá realizar a operação de Receber Itens, sendo responsável apenas pela realização da Devolução e da Troca, seja ela por emissão de Cupom de Troca ou Troca direta de Produtos. Este usuário poderá realizar o cancelamento dos pedidos.


Usuário Operador

Este usuário possui apenas permissões operacionais. No painel de pedidos, o operador pode acessar e visualizar os pedidos em todas as situações. Porém, ao abrir um pedido só poderá realizar as operações de Aprovar Reversa, Receber Itens e Cancelar Reversa. Quando um pedido encontrar-se na situação de Aguardando Pagamento, os formulários de de Devolução e Troca serão omitidos, porém ainda poderá alterar o recebimento dos itens caso o pedido ainda não tenha sido Finalizado.


Usuário Operador e Financeiro

Este usuário possui as permissões do Operador e do Financeiro, ou seja, todas as funcionalidades operacionais do sistema, da aprovação até a finalização do pedido com a devolução do valor ou a troca em suas modalidades possíveis.


Usuário Administrador


Essa classe de usuário pode realizar todas as funções operacionais, sendo o grande diferencial por ser o responsável por fazer a configuração do sistema. Conforme o menu abaixo, passa a ter acesso também ao menu de Aparência, onde pode personalizar a Central de Trocas, com textos, cores e logos, bem como os templates dos e-mails enviados aos clientes. O menu Configurações é onde são realizados os cadastros de credenciais, endereços de entrega, transportadoras utilizadas e feita a configuração da sua Política de Trocas e Devoluções. E por fim, passa a ter acesso também ao gerenciamento de usuários no menu Usuários.

Actualizado em: 06/02/2023

Esse artigo foi útil?

Partilhe o seu feedback

Cancelar

Obrigado!